Considerações sobre a docência de Português como Língua Estrangeira
Resumo
Neste artigo, apresentamos e discutimos os primeiros achados que emergem dos dados coletados para o projeto Busca e Catalogação do Material Didático e da Memória do Português como Língua Estrangeira em Santa Catarina. Referimo-nos pontualmente à docência, objeto que tratamos pelas seguintes perguntas: quem são e onde estão os professores de Português como língua estrangeira no Estado de Santa Catarina; e qual é a concepção de língua que eles apresentam e/ou dividem? Os resultados não apenas apontam para a docência em questão como caracterizada por um processo de profissionalização em serviço, mas também indicam que as abordagens, os métodos, as técnicas e os procedimentos por eles usados podem ser caracterizados como comuns às mais diversas concepções. Pontualmente, identificamos como mais saliente a que destaca a centralidade da gramática no ensino/aprendizagem de português como língua estrangeira.
Palavras-chave: Português como língua estrangeira, docência, historiografia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.