Considerações sobre a docência de Português como Língua Estrangeira

Autores/as

  • Denise Terezinha Machado De Melo UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ-UNIVALI
  • José Marcelo Freitas de Luna Universidade do Vale do itajaí - UNIVALI
  • Sirlei Soares Universidade do Vale do itajaí - UNIVALI
  • Walkiria Sousa Silva Universidade do Vale do itajaí - UNIVALI

Resumen

Neste artigo, apresentamos e discutimos os primeiros achados que emergem dos dados coletados para o projeto Busca e Catalogação do Material Didático e da Memória do Português como Língua Estrangeira em Santa Catarina. Referimo-nos pontualmente à docência, objeto que tratamos pelas seguintes perguntas: quem são e onde estão os professores de Português como língua estrangeira no Estado de Santa Catarina; e qual é a concepção de língua que eles apresentam e/ou dividem? Os resultados não apenas apontam para a docência em questão como caracterizada por um processo de profissionalização em serviço, mas também indicam que as abordagens, os métodos, as técnicas e os procedimentos por eles usados podem ser caracterizados como comuns às mais diversas concepções. Pontualmente, identificamos como mais saliente a que destaca a centralidade da gramática no ensino/aprendizagem de português como língua estrangeira.

Palavras-chave: Português como língua estrangeira, docência, historiografia.

Biografía del autor/a

Denise Terezinha Machado De Melo, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ-UNIVALI

Mestranda em Educação

José Marcelo Freitas de Luna, Universidade do Vale do itajaí - UNIVALI

Professor de mestrado em Educação da UNIVALI. Doutor em Linguística pela USP, com estágio na Universidade de Cambridge(1999) e pós- doutorado pela Universidade do Texas em Austin (2010-2011). Com produção na área de linguística aplicada e historiografia do ensino de línguas.

Sirlei Soares, Universidade do Vale do itajaí - UNIVALI

Mestre em Educação pela UNIVALI

Walkiria Sousa Silva, Universidade do Vale do itajaí - UNIVALI

Mestranda em Educação

Publicado

2013-04-02

Cómo citar

De Melo, D. T. M., de Luna, J. M. F., Soares, S., & Silva, W. S. (2013). Considerações sobre a docência de Português como Língua Estrangeira. Calidoscópio, 11(1), 14–20. Recuperado a partir de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2013.111.02