Tipologias de dicionários: registros de léxico, princípios e tecnologias
Resumo
Este artigo contextualiza o perfil aplicado e teórico da lexicografia, compreendida como área da Lingüística Aplicada. Destaca a complexidade da produção de dicionários e a existência da grande tipologia de obras de caráter dicionarístico. Refere também as diferenças metodológicas de suas composições e a influência das tecnologias informáticas na produção lexicográfica. Analisa as características gerais e finalidades do chamado dicionário padrão de língua, a mais prototípica das obras lexicográficas e a de dicionários com enfoques especiais na morfologia e na etimologia.
Palavras-chave: lexicografia, tipologia lexicográfica, tecnologia, corpus lexicográfico, dicionário geral de língua, dicionário etimológico, dicionário morfológico.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.