Letramento: muito além do jardim ou uma alfabetização sem limites ou datas marcadas
Resumo
Este trabalho apresenta partes distintas que se entrelaçam na perspectiva de possibilitar o estudo do letramento visto “muito além da escola”. Na primeira parte, são apresentadas concepções de alfabetização e letramento que servem de pano de fundo para a discussão que deve ser feita sobre o papel da escola com relação ao tema. Na segunda, procura-se mostrar como pesquisas, na área de desenvolvimento da linguagem, podem ser trazidas para o contexto escolar e transpostas para uma reflexão pedagógica, que conduza a melhores resultados. Como exemplo dessa situação, discute-se a aquisição de narrativas autônomas e da representação espacial de uma história, que não está plenamente estabelecida na faixa etária em que a criança chega à escola. Finalmente, na terceira parte, reflete-se sobre conseqüências pedagógicas do conceito de letramento, aproximando a pesquisa acadêmica da realidade escolar, no tocante à produção textual.
Palavras-chave: letramento/alfabetização, narrativa autônoma, realidade escolar.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.