A influência da grafia em tarefa de acesso lexical envolvendo a L2 (francês) e a L3 (inglês) de um multilíngue: uma abordagem via sistemas dinâmicos

Autores

  • Cintia Avila Blank Universidade Federal de Pelotas
  • Márcia Cristina Zimmer UCPel

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo de caso que tratou, numa perspectiva dinâmica, do efeito da grafi a em tarefa de acesso lexical envolvendo o francês (L2) e o inglês (L3) de um multilíngue falante de português brasileiro como L1. Os resultados da tarefa, avaliados em termos de tempo de reação, sugerem a predominância da transferência grafo-fônico-fonológica da L2 para a L3 e também fornecem evidências de transferência grafo-fônico-fonológica da L3 para a L2. Tais resultados estão em consonância com o referencial dinâmico adotado neste trabalho,
possibilitando a interação entre o conhecimento prévio da L1 e da L2 e o conhecimento novo da L3.


Palavras-chave: multilinguismo, transferência fonético-fonológica L2-L3, efeitos de grafia.

Biografia do Autor

Cintia Avila Blank, Universidade Federal de Pelotas

Professora Assistente da Universidade Federal de Pelotas (CEAD/UFPel)

Doutoranda em Letras/Linguística Aplicada da Universidade Católica de Pelotas (UCPel)

Márcia Cristina Zimmer, UCPel

Professora Adjunta da Universidade Católica de Pelotas (UCPel)

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Publicado

2011-03-28

Como Citar

Blank, C. A., & Zimmer, M. C. (2011). A influência da grafia em tarefa de acesso lexical envolvendo a L2 (francês) e a L3 (inglês) de um multilíngue: uma abordagem via sistemas dinâmicos. Calidoscópio, 9(1), 28–40. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/537

Edição

Seção

Artigos