O processamento automático de línguas naturais enquanto engenharia do conhecimento linguístico
Resumo
Neste trabalho, busca-se fornecer uma breve apresentação do domínio de pesquisa multidisciplinar denominado Processamento Automático de Línguas Naturais (PLN), que visa a capacitar um computador para lidar com a língua. Por meio dessa apresentação, traça-se uma determinada concepção de PLN, segundo a qual essa área é uma espécie de “engenharia do conhecimento linguístico”. Dessa forma, o PLN requer a descrição e formalização de dados linguísticos nas dimensões morfológica, sintática, semântico-conceitual e até mesmo pragmático-discursiva. Além da concepção linguisticamente motivada do PLN, destacam-se, ao longo deste texto, as motivações para o surgimento do domínio de pesquisa do PLN, o lugar que ele ocupa em meio a suas disciplinas correlatas e os objetivos e desafios que movem os pesquisadores do PLN. Ao final, alguns comentários sobre o processamento computacional do português do Brasil são fornecidos.
Palavras-chave: processamento automático de línguas naturais, engenharia da linguagem humana, linguística computacional, linguística, língua natural.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.