O processamento automático de línguas naturais enquanto engenharia do conhecimento linguístico

Autores/as

  • Ariani Di Felippo
  • Bento Carlos Dias-da-Silva

Resumen

Neste trabalho, busca-se fornecer uma breve apresentação do domínio de pesquisa multidisciplinar denominado Processamento Automático de Línguas Naturais (PLN), que visa a capacitar um computador para lidar com a língua. Por meio dessa apresentação, traça-se uma determinada concepção de PLN, segundo a qual essa área é uma espécie de “engenharia do conhecimento linguístico”. Dessa forma, o PLN requer a descrição e formalização de dados linguísticos nas dimensões morfológica, sintática, semântico-conceitual e até mesmo pragmático-discursiva. Além da concepção linguisticamente motivada do PLN, destacam-se, ao longo deste texto, as motivações para o surgimento do domínio de pesquisa do PLN, o lugar que ele ocupa em meio a suas disciplinas correlatas e os objetivos e desafios que movem os pesquisadores do PLN. Ao final, alguns comentários sobre o processamento computacional do português do Brasil são fornecidos.

Palavras-chave: processamento automático de línguas naturais, engenharia da linguagem humana, linguística computacional, linguística, língua natural.

Publicado

2021-05-27

Cómo citar

Di Felippo, A., & Dias-da-Silva, B. C. (2021). O processamento automático de línguas naturais enquanto engenharia do conhecimento linguístico. Calidoscópio, 7(3), 183–191. Recuperado a partir de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/4871