A retextualização de contos do livro Olhos d’água para gêneros orais: uma proposta para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.06Palavras-chave:
retextualização, gêneros orais, formação de professorResumo
O presente artigo tem por objetivo contribuir para a reflexão de uma proposta de formação de professores para o trabalho com gêneros orais, e discutir a importância do trabalho com a oralidade na formação docente, articulando os saberes a ensinar aos saberes para ensinar. Para isso, partimos dos estudos dos processos de retextualização da fala para a escrita (Marcuschi, 2010), articulando-os ao quadro que mobilizamos para o ensino de gêneros orais: o Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1999, 2019), além das discussões sobre a Didática do Oral, Modelo Didático e Sequência Didática (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004). Metodologicamente assumimos uma perspectiva qualitativo-interpretativa a partir da qual analisamos o desfecho de três trabalhos de estudantes da pedagogia, que concerne na retextualização de um texto escrito, no caso, um conto do livro “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo, para um texto de gênero oral. Os resultados indicam que o desenvolvimento da atividade contribuiu para que os estudantes pensassem a respeito de gêneros orais de forma analítica e reflexiva, adquirindo um conhecimento sobre a oralidade que poderá contribuir para o seu próprio desenvolvimento das capacidades de linguagem na modalidade oral e para apropriação de um conhecimento que deverá ser objeto de ensino desses futuros professores.
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