A retextualização de contos do livro Olhos d’água para gêneros orais: uma proposta para a formação de professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.06

Palabras clave:

retextualização, gêneros orais, formação de professor

Resumen

O presente artigo tem por objetivo contribuir para a reflexão de uma proposta de formação de professores para o trabalho com gêneros orais, e discutir a importância do trabalho com a oralidade na formação docente, articulando os saberes a ensinar aos saberes para ensinar. Para isso, partimos dos estudos dos processos de retextualização da fala para a escrita (Marcuschi, 2010), articulando-os ao quadro que mobilizamos para o ensino de gêneros orais: o Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1999, 2019), além das discussões sobre a Didática do Oral, Modelo Didático e Sequência Didática (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004). Metodologicamente assumimos uma perspectiva qualitativo-interpretativa a partir da qual analisamos o desfecho de três trabalhos de estudantes da pedagogia, que concerne na retextualização de um texto escrito, no caso, um conto do livro “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo, para um texto de gênero oral. Os resultados indicam que o desenvolvimento da atividade contribuiu para que os estudantes pensassem a respeito de gêneros orais de forma analítica e reflexiva, adquirindo um conhecimento sobre a oralidade que poderá contribuir para o seu próprio desenvolvimento das capacidades de linguagem na modalidade oral e para apropriação de um conhecimento que deverá ser objeto de ensino desses futuros professores.

Biografía del autor/a

Juliana Pimentel Ajala, Universidade Sao Francisco

Doutoranda em Educação pela Universidade São Francisco, Mestra em Educação pela mesma Universidade, Especialista em gramática e textos da Língua Portuguesa e em Psicopedagogia, graduada em Letras pela UNESP e em Pedagogia pela Uninove. Professora titular de Língua Portuguesa na Educação B´ásica da Prefeitura Municipal de Jundiaí. Integrante do grupo de Pesquisa Alter-Lege, do Laboratório de Letramento Acadêmico e do Laboratório brasileiro de oralidade, formação e ensino (LABOR).

Gabriel Aparecido Bragiatto, Universidade São Francisco

Mestrando em Educação pela Universidade São Francisco. Especialista em Design Instrucional pelo SENAC e em Fundamentos Linguísticos para o Ensino da Leitura e escrita pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Intergrante do grupo de Pesquisa Alter-Lege, do Laboratório de Letramento Acadêmico e do Laboratório brasileiro de oralidade, formação e ensino (LABOR).

Márcia Aparecida Amador Mascia, Universidade São Francisco

Doutora em Linguística Aplicada. Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Wisconsin - Madison. Professora e Pesquisadora do PPGSS Educação da Universidade São Francisco. Atua na linha de Educação, Sociedade e Processos Formativos. Líder do grupo de pesquisa Estudos Foucaultianos e Educação. Editora da Revista Horizontes.

Publicado

2024-12-16

Cómo citar

Pimentel Ajala, J., Bragiatto, G. A., & Amador Mascia, M. A. (2024). A retextualização de contos do livro Olhos d’água para gêneros orais: uma proposta para a formação de professores . Calidoscópio, 22(1), 111–127. https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.06