“Apagão no ensino público”: discursos de uma reportagem jornalística on-line sobre educação na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2024.215.06

Palavras-chave:

Análise Crítica do Discurso, Pandemia, Reportagem Jornalística

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da análise de uma reportagem jornalística on-line sobre o apagão do ensino público durante a pandemia. O estudo foi desenvolvido à luz da Análise Crítica do Discurso, teoria adequada aos propósitos de descrição, interpretação e explicação de gêneros jornalísticos, que vislumbra ir além da perspectiva unilateral de uma análise linguística do texto. Assim, esta proposta se justifica pelo fato de possibilitar compreender e interpretar as questões sociais que incluem maneiras de representar a realidade. Essa análise foi conduzida a partir do modelo tridimensional: texto, práticas discursivas e práticas sociais. Os resultados evidenciam que o discurso analisado oculta a responsabilidade do Estado no cenário atual, com o reforço de estereótipos sobre o professor que reclama demais, não cumprindo seu papel pedagógico. Além disso, há uma tendência à valorização do ensino a distância e o desprestígio ao ensino público.

Biografia do Autor

Julia Caroline Goulart Blank, Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Ibirubá

JULIA CAROLINE GOULART BLANK é doutora em Letras pela Universidade de Passo Fundo; graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Atua como Jornalista no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Ibirubá. E-mail: jcgblank@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4332-2475

Luciane Sturm, Universidade de Passo Fundo

LUCIANE STURM é doutora em Estudos Linguísticos/Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; possui graduação em Letras - Português/Inglês - e especialização em Comunicação Social, pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Atualmente é professora da UPF, atuando na graduação, PPG Letras e em projetos de extensão. É coordenadora da Assessoria Internacional UPF. E-mail: lusturm@upf.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9007-748X

 

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Goulart Blank, J. C., & Sturm, L. (2024). “Apagão no ensino público”: discursos de uma reportagem jornalística on-line sobre educação na pandemia. Calidoscópio, 22(2), 353–372. https://doi.org/10.4013/cld.2024.215.06