A memória e o direito de fala para além das fronteiras: produções visuais de crianças migrantes no Brasil e nos Estados Unidos

Autores

  • Camila Lucena UFPE
  • Mariana Lima Becker Universidade da Geórgia

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2024.215.08

Palavras-chave:

Palavras-chave: Discurso; Crianças migrantes; Desenhos/Fotografias.

Resumo

Este trabalho busca analisar o discurso de crianças migrantes em contextos de migração, focando em dois grupos: crianças venezuelanas no Brasil (4-10 anos) e crianças brasileiras nos Estados Unidos (8-9 anos). Compreender as perspectivas dessas crianças é crucial para romper com a invisibilidade a que são submetidas, reafirmando sua subjetividade.  É essencial reconhecer a heterogeneidade das experiências migratórias das crianças, indo além da visão de inocência e vitimização, reconhecendo sua agência e papel nos processos de migração. Este estudo coloca a subjetividade migrante no centro, tratando crianças como sujeitos de direitos. Utilizando as noções de discurso sobre e discurso de, valoriza-se a escuta das crianças migrantes no Brasil e nos EUA, analisando a memória e o direito de fala através de desenhos e fotografias coletadas em dois projetos de pesquisa. A análise dessas produções visuais emprega a Análise do Discurso de linha materialista a partir de estudos teóricos que consideram a imagem como objeto analítico. As fotografias e desenhos analisados revelam práticas discursivas de resistência, utilizando símbolos nacionais e afetivos para se afirmarem como sujeitos transnacionais, destacando a importância da interpretação visual dos discursos infantis não-verbais.

Palavras-chave: Discurso; Crianças migrantes; Desenhos/Fotografias.

 

 

Biografia do Autor

Camila Lucena, UFPE

Camila da Silva Lucena é professora do departamento de Letras da UFPE. Doutora e mestra em Letras, área de concentração: Linguística, pelo programa de Pós-graduação em Letras da UFPE e graduada em Letras - Espanhol pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desenvolve pesquisas no âmbito teórico da Análise do Discurso Materialista, com ênfase em questões latino-americanas, migração, ensino de língua e educação. Integrante do MIGRA/UFPE (Núcleo de Estudos sobre Migrações, Mobilidades e Gestão Contemporânea de Populações) e do NEPLEV/UFPE (Núcleo de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual).Experiência na educação a distância, como tutora e professora, no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) /UFPE; na educação superior modalidade presencial, como professora substituta, no curso de Letras-espanhol da UFPE; e na pós-graduação (FAFIRE), como professora de recursos didáticos para o ensino de línguas. Área de atuação docência: Língua Portuguesa, Redação, Linguística, Língua Espanhola e Metodologia do Ensino.

Mariana Lima Becker, Universidade da Geórgia

Mariana Lima Becker obteve o seu doutorado em educação (Curriculum & Instruction) em 2023 na Boston College, localizada em Massachusetts nos Estados Unidos. Atualmente, Mariana é professora assistente no Departamento de Teoria e Prática Educacional da Universidade da Geórgia nos Estados Unidos. A pesquisa de Mariana está situada na intersecção entre os estudos críticos da infância, imigração e linguagem. O seu trabalho mobiliza métodos etnográficos para examinar as experiências e trajetórias educacionais de crianças migrantes em contextos de educação bilíngue, processos de formação de identidade transnacional, e práticas de letramento (digital) de crianças e famílias transfronteiriças. Sua pesquisa recebeu prêmios acadêmicos da Academia Nacional de Educação/Spencer Foundation em 2022 e da International Research Foundation for English Language Education em 2021. Seu trabalho foi publicado em diversas revistas acadêmicas, incluindo TESOL Quarterly, Journal of Early Childhood Literacy, Childhood, International Journal of Bilingual Education and Bilingualism e Global Studies of Childhood.

 

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Lucena, C., & Lima Becker, M. (2024). A memória e o direito de fala para além das fronteiras: produções visuais de crianças migrantes no Brasil e nos Estados Unidos. Calidoscópio, 22(2), 373–394. https://doi.org/10.4013/cld.2024.215.08