A memória e o direito de fala para além das fronteiras: produções visuais de crianças migrantes no Brasil e nos Estados Unidos

Authors

  • Camila Lucena UFPE
  • Mariana Lima Becker Universidade da Geórgia

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2024.215.08

Keywords:

Palavras-chave: Discurso; Crianças migrantes; Desenhos/Fotografias.

Abstract

Abstract: This article examines the discourse of migrant children in contexts of mobility, focusing on two groups: Venezuelan children in Brazil (ages 4-10) and Brazilian children in the United States (ages 8-9). Understanding the perspectives of these children is crucial to disrupt the invisibility to which they are subjected, reaffirming their subjectivity. The analysis of children's experiences involves examining their relational nature and power relations with adults and institutions. Here, it is key to recognize the heterogeneity of children's migration experiences, transcending discourses of innocence and victimization, while acknowledging their agency and role in migratory processes. This study centers migrants’ subjectivity, positioning children as subjects in their own right. Using the notions of discourse about and discourse of, we listened to migrant children in Brazil and the U.S., merging two different research projects, to examine their claims of memories and the right to speak in drawings and photographs. This analysis of visual productions employs materialist Discourse Analysis based on theoretical studies that leverage images as units of analysis. This analysis of drawings and photographs reveals discursive practices of resistance, using national and affective symbols to assert themselves as subjects with transnational lives, highlighting the importance of visual interpretation of children's non-verbal discourse.

 

Keywords: Discourse; Migrant children; Drawings/Photographs

Author Biographies

Camila Lucena, UFPE

Camila da Silva Lucena é professora do departamento de Letras da UFPE. Doutora e mestra em Letras, área de concentração: Linguística, pelo programa de Pós-graduação em Letras da UFPE e graduada em Letras - Espanhol pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desenvolve pesquisas no âmbito teórico da Análise do Discurso Materialista, com ênfase em questões latino-americanas, migração, ensino de língua e educação. Integrante do MIGRA/UFPE (Núcleo de Estudos sobre Migrações, Mobilidades e Gestão Contemporânea de Populações) e do NEPLEV/UFPE (Núcleo de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual).Experiência na educação a distância, como tutora e professora, no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) /UFPE; na educação superior modalidade presencial, como professora substituta, no curso de Letras-espanhol da UFPE; e na pós-graduação (FAFIRE), como professora de recursos didáticos para o ensino de línguas. Área de atuação docência: Língua Portuguesa, Redação, Linguística, Língua Espanhola e Metodologia do Ensino.

Mariana Lima Becker, Universidade da Geórgia

Mariana Lima Becker obteve o seu doutorado em educação (Curriculum & Instruction) em 2023 na Boston College, localizada em Massachusetts nos Estados Unidos. Atualmente, Mariana é professora assistente no Departamento de Teoria e Prática Educacional da Universidade da Geórgia nos Estados Unidos. A pesquisa de Mariana está situada na intersecção entre os estudos críticos da infância, imigração e linguagem. O seu trabalho mobiliza métodos etnográficos para examinar as experiências e trajetórias educacionais de crianças migrantes em contextos de educação bilíngue, processos de formação de identidade transnacional, e práticas de letramento (digital) de crianças e famílias transfronteiriças. Sua pesquisa recebeu prêmios acadêmicos da Academia Nacional de Educação/Spencer Foundation em 2022 e da International Research Foundation for English Language Education em 2021. Seu trabalho foi publicado em diversas revistas acadêmicas, incluindo TESOL Quarterly, Journal of Early Childhood Literacy, Childhood, International Journal of Bilingual Education and Bilingualism e Global Studies of Childhood.

 

Published

2024-12-30

How to Cite

Lucena, C., & Lima Becker, M. (2024). A memória e o direito de fala para além das fronteiras: produções visuais de crianças migrantes no Brasil e nos Estados Unidos. Calidoscópio, 22(2), 373–394. https://doi.org/10.4013/cld.2024.215.08