Análise dialógica do discurso em textos publicitários audiovisuais: efeitos de sentido pela mediação de signos pandêmicos

effects of meaning through the mediation of pandemic signs

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2022.203.07

Palavras-chave:

Advertising communication, Dialogic discourse analysis, Coronavirus (sars-cov-2)

Resumo

O primeiro caso registrado do coronavírus (sars-cov-2) no Brasil data do dia 26 de fevereiro de 2020 e a partir da disseminação virótica pelo país, os sujeitos foram reconfigurando a própria vida a partir desse horizonte valorativo pandêmico. Com o objetivo de investigar como os signos da pandemia foram introduzidos nessas textualidades como estratégia de produção de sentido (como mediadores do mundo), foram recortados três textos publicitários de diferentes produtos em suporte audiovisual. A análise, de caráter qualitativo-interpretativista, pauta-se no referencial teórico do Círculo de Bakhtin, de Martin-Barbero e Byung-Chul Han, a partir de conceitos como gênero do discurso, horizonte valorativo, dialogismo e signo ideológico, a fim de aclarar os hibridismos e as reconfigurações textuais. Os resultados demonstraram a inserção de estéticas, imagens, gêneros discursos coesos com o contexto pandêmico, como cidades esvaziadas, mensagens de reinvenção, videoconferências, mediando a configuração da vida dos sujeitos.

Biografia do Autor

Gilmar Montargil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGEL/UTFPR) e mestrando em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Bolsista Capes, membro do Núcleo de Pesquisa Corporalidades do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC)

Maria de Lourdes Rossi Remenche, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR)

Pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (UM/PT) e Doutora em Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Professora Associada do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA).

Ana Paula Pinheiro da Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR)

Doutora em Estudos de Linguagens pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Adjunta do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UTFPR).

Downloads

Publicado

2023-07-19

Como Citar

Montargil, G., de Lourdes Rossi Remenche, M., & Pinheiro da Silveira, A. P. (2023). Análise dialógica do discurso em textos publicitários audiovisuais: efeitos de sentido pela mediação de signos pandêmicos : effects of meaning through the mediation of pandemic signs. Calidoscópio, 20(3), 698–718. https://doi.org/10.4013/cld.2022.203.07