Expanding the research on interacting and power in {coteaching|cogenerative dialogue}: contributions of CDA

Autores/as

  • Michele Salles El Kadri universidade estadual de Londrina

Resumen

This paper aims at discussing the need to formulate a bridge between a theory of language (Critical Discourse Analysis, for example) and research on {coteaching|cogenerative dialogue} as a means to not only understand participants identity transformation but also the power relations fostered in {coteaching|cogenerative dialogue} contexts. It is grounded in a socio-historical-cultural perspective of learning and critical discourse analysis. The results of such alignment, in this paper, are presented as a proposal for investigating the ways of exercising control in the ways of acting and interacting in {coteaching|cogenerative dialogues} or other collaborative and democratic environments.

Key-Words: critical discourse analysis, interaction, power, socio-historical-cultural perspective.

 

Biografía del autor/a

Michele Salles El Kadri, universidade estadual de Londrina

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Pós-Doutora em Linguística Aplicada pela UNicamp, Doutora em Estudos da Linguagem (UEL) com estágio de doutorado-sandwich na Griffith University, Australia, sob a supervisão do Prof. Dr. Wolff-Michael Roth. Mestre em Estudos da LInguagem e Especialista em língua inglesa pela mesma universidade.Desenvolve pesquisa sobre aprendizagens/transformações docentes em contexto escolar pelo viés da perspectiva sócio-histórico-cultural e dos referenciais de análise crítica da linguagem. Tem interesse em estudos que investiguem a aprendizagem de professores em contexto escolar com foco nas transformações nas relações interpessoais (modos de agir), nas práticas discursivas (modos de representar) e nas identificações (modos de ser). Também tem interesse nas formas como a escola, a comunidade e o conhecimento são representados e (re)ssignificados de acordo com as práticas experenciadas em contexto de estágio e iniciação a docência. Sua pesquisa também foca na aprendizagem de alunos, professores e comunidade no contexto de escolas e universidades mediados por diversos artefatos (tecnológicos, humanos, institucionais) quanto em contextos de ambientes informais, como por exemplo, as redes sociais. A interface entre linguagens e tecnologias digitais,o papel do inglês no cenário atual e práticas democráticas de aprendizagem (deliberação, co-teaching e diálogo cogerativo, comunidades de prática) também permeiam suas práticas. Tem experiência na área de ensino de línguas estrangeiras, atuando principalmente na formação de professores em relação ao aprendizado em contexto escolar. Atualmente, interessa-se por pesquisas na área de formação do professor pela perspectiva socio-histórico-cultural (principalmente coteaching e diálogo-cogenerativo), análise crítica do discurso, novas tecnologias, formação de professores no âmbito das políticas públicas (PIBID, PDE, Novos Talentos, Prodocência) e implicações do estatuto do inglês como língua franca para a formação de professores. Foi coordenadora do Colegiado de Letras Estrangeiras Modernas, Presidente do FOPE (Forum Permanente das Licenciaturas) da UEL e coordenadora Pedagógica da COPS-UEL. Membro do GT de Linguagens e Tecnologias e credenciada no Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas. Tem vários artigos, livros e capítulos publicados em cenário nacional e internacional.

Descargas

Publicado

2019-01-08

Cómo citar

El Kadri, M. S. (2019). Expanding the research on interacting and power in {coteaching|cogenerative dialogue}: contributions of CDA. Calidoscópio, 17(2), 320–341. Recuperado a partir de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.172.06

Número

Sección

Artigos