O ensino do texto escrito segundo professores de Língua Portuguesa de escolas públicas de Niterói (RJ): a disparidade teoria-prática

Autores/as

  • Jéssica do Nascimento Rodrigues Universidade Federal Fluminense
  • Mary Rangel Universidade Federal Fluminense

Resumen

Neste artigo, recorte de uma tese de doutorado, intencionou- -se investigar como os professores de Língua Portuguesa, atuantes no Ensino Fundamental de três escolas municipais niteroienses, compreendem seu trabalho com o ensino da produção textual escrita e como tais práticas ocorrem em sala de aula, ouvindo suas versões da realidade, suas vozes em interação. Procurou-se ainda contribuir com a discussão acerca da realização do trabalho do professor de Língua Portuguesa na escola pública atual. A teoria da enunciação foi o guia da análise das enunciações desses professores, exploradas em grupos focais e entrevistas individuais, dispositivos enunciativos realizados em 2013 e 2014, respectivamente. Já a linguística textual foi a fonte teórica sobre o tema do ensino da produção textual escrita. Concluiu-se que o texto está na escola, onde sempre esteve, como gênero vivo, mas, como unidade de ensino-aprendizagem, é ainda um produto ora para ocupação do tempo, ora para a aprendizagem do conhecimento linguístico, ora para a aprendizagem de uma metalinguagem técnica, cujo endereçamento é o professor apenas e cuja situação social imediata é a aula, por ela mesma. Ainda que a pesquisa acadêmica no campo da linguagem muito tenha avançado, é geral, portanto, o desnorteio dos professores para trabalhar com turmas que apresentam dificuldades com o saber-escrever, dificuldades estas intensificadas pelas condições do trabalho docente na escola pública.

Palavras-chave: ensino de Língua Portuguesa, produção textual escrita, escola pública.

Biografía del autor/a

Jéssica do Nascimento Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2000), especialista em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2002) e em Revisão de Texto pela Faculdade Grande Fortaleza (2012), mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010) e doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2014). Tem experiência no magistério há 16 anos. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense, onde também realiza o Estágio Pós-Doutoral. Integra o Grupo Representação, Imaginário e Educação, da UFF, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade, da UFRRJ, o Grupo de Estudos em Ensino de Português e Literaturas, do Colégio Pedro II, e o Grupo Ação Docente Continuada, da UFF.

Mary Rangel, Universidade Federal Fluminense

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e aprofundamento de estudos em nível de Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora Nível 1D do CNPq. Professora Titular de Didática da Universidade Federal Fluminense e Titular da Área de Ensino-Aprendizagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Líder dos Grupos de Pesquisa sobre Ação Docente Continuada, Saúde Social: Diversidade, Inclusão, Resiliência e Representações Sociais e Educação. Participante do Grupo de Estudos Interdisciplinares/GREI, de Faro, Algarve, Portugal. Participante desde 2006, e Presidente, desde 2008, da Comissão de Progressão aos níveis de Associado na UFF, na área de Educação, auxiliando também, quando solicitada, as áreas de Letras e Serviço Social. Na UERJ, está atualmente como Pesquisadora Visitante, classificada em Processo Seletivo implementado para professores aposentados, pelo Departamento de Pesquisa (DEPESQ), em março de 2015. Autora de vários livros, capítulos, trabalhos publicados em Anais de Congressos, no Brasil e no exterior. Participante do grupo de fundadores do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEUFF, onde atua na linha de pesquisa de Cotidiano da Escola e das Camadas Populares, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas/PGCM, onde atua na linha de pesquisa de Informação e Educação em Saúde. Orientadora da primeira Tese defendida no PPGEUFF.

Publicado

2017-04-26

Cómo citar

Rodrigues, J. do N., & Rangel, M. (2017). O ensino do texto escrito segundo professores de Língua Portuguesa de escolas públicas de Niterói (RJ): a disparidade teoria-prática. Calidoscópio, 15(1), 18–29. Recuperado a partir de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.151.02