Literaturas de Língua Inglesa e Educação Ambiental

Autores/as

  • Vera Lúcia Lopes Cristovão Universidade Estadual de Londrina
  • Vinícius Neves de Cabral Universidade Estadual de Londrina

Resumen

O atual estado de degradação do meio ambiente exige atenção especial de todas as áreas do conhecimento, como ressalta a Lei nº 9.795 de abril de 1999, entre elas, as Literaturas em Língua Inglesa focadas neste trabalho. O surgimento de uma nova corrente teórica de análise literária a partir da segunda metade do século XX, a ecocrítica, mostra a preocupação dos estudos literários com as questões ambientais. Sendo parte da formação de futuros professores, as disciplinas de Literaturas de Língua Inglesa foram analisadas com base em conceitos relacionados à Educação Ambiental e à Literatura para que pudéssemos apontar possíveis pontos de convergência entre essas áreas. Os objetivos da Educação Ambiental, de acordo com a Carta de Belgrado, os sujeitos apontados por Tozoni-Reis e a ecocrítica nos permitiram levantar o potencial de contribuição dos estudos literários para a EA. Entretanto, defendemos a necessidade de trabalhos interdisciplinares para a potencialização dos de seus efeitos futuros.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Literaturas de Língua Inglesa, Ecocrítica.

Biografía del autor/a

Vera Lúcia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), membro do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEL) e líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (desde 2002). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde março de 2013.

Vinícius Neves de Cabral, Universidade Estadual de Londrina

Aluno de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina

Publicado

2016-02-23

Cómo citar

Cristovão, V. L. L., & Cabral, V. N. de. (2016). Literaturas de Língua Inglesa e Educação Ambiental. Calidoscópio, 14(1), 134–144. Recuperado a partir de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.141.12