Idealizando soluções para o ensino de inglês em circunstâncias adversas: uma experiência na formação inicial

Autores/as

  • Michele Salles El Kadri UEL
  • Telma Nunes Gimenez UEL
  • Taisa Passoni UNEB
  • Samantha Ramos UEL

Resumen

A necessidade de promover espaços de familiarização com o uso de tecnologias no ensino em cursos de formação inicial de professores
motivou a proposta de um minicurso em uma plataforma virtual, com foco no ensino de inglês em circunstâncias difíceis. Este artigo analisa uma tarefa do curso intitulado “Teaching English in troublesome circumstances”, oferecido como parte da carga horária de uma disciplina obrigatória do
currículo de um curso de Letras-Inglês, e na qual representações sobre a escola pública, seus alunos e professores foram explicitadas. Estas
representações revelaram visões estereotipadas sobre a escola pública, com professores e alunos considerados vítimas ou heróis que triunfam ou
perecem por suas características individuais. Concluímos que esta proposta precisa ser subsidiada por um planejamento que permita feedback das atividades de modo a proporcionar oportunidades de reflexão crítica sobre as produções, especialmente quando estas envolverem mundos imaginados que ainda guardam fortes vinculações com um quadro negativo no qual não se vislumbra saída.

Palavras-chave: ensino de inglês, formação inicial, ambiente virtual.

Biografía del autor/a

Michele Salles El Kadri, UEL

Mestre em Estudos da Linguagem e professora colaboradora da Universidade Estadual de Londrina. Tem pesquisa na área de ensino e aprendizagem de lingua inglesa e formaçao do professor.

Publicado

2011-03-17

Cómo citar

El Kadri, M. S., Gimenez, T. N., Passoni, T., & Ramos, S. (2011). Idealizando soluções para o ensino de inglês em circunstâncias adversas: uma experiência na formação inicial. Calidoscópio, 9(1), 41–49. Recuperado a partir de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/572