Dando voz à fala dos trabalhadores: atividade real e linguagem
Resumen
Baseado na metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho, este estudo tem como objetivo principal avaliar o papel do discurso dos trabalhadores durante cada fase de uma ação ergonômica. Discutimos como as práticas de linguagem se relacionam com o trabalho e mostramos a importância do acesso à fala do trabalhador, pois é por meio da análise dos discursos coletados que o ergonomista é capaz de entender os constrangimentos presentes na atividade para, em seguida, transformar o trabalho. Procuramos também apontar como os estudos das práticas de linguagem podem contribuir durante a ação, caso sejam utilizados e empregados, desde a análise da demanda, até a validação da intervenção realizada. Concluímos que, ao aproximarmos campos de saber distintos para compreendermos a atividade real, torna-se necessário rediscutir os limites dos conhecimentos e dos conceitos utilizados durante a prática ergonômica.
Palavras-chave: trabalho, discurso, ergonomia, atividade real.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.