A coesão como propriedade textual: bases para o ensino do texto
Resumen
A proposta fundamental da Linguística de Texto consiste em ampliar o seu objeto de investigação com a finalidade de apreender a linguagem em sua totalidade, isto é, em sua dimensão de sistema em potencial e de sistema em uso. Acontece que, em funcionamento, o sistema somente ocorre sob a forma da textualidade, o que evidencia o caráter de relevância do texto e de suas propriedades. A coesão revela-se como uma dessas propriedades, destinada a prover e a assinalar a continuidade sequencial, que, em correlação com a outra, de natureza conceitual, assegura grande parte da coerência do texto. O ensino das línguas, numa perspectiva meramente sintática, centrou-se na análise da palavra e da frase e perdeu de foco a atividade da linguagem como um processo discursivo e interacional. Com base nos princípios da Linguística de Texto, espera-se que a escola saiba colocar no foco de sua atenção pedagógica o texto e suas propriedades, com atenção especial para a coesão e a coerência.
Palavras-chave: texto, coesão, continuidade, coerência, unidade tópica.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.