Fala do professor e a produção oral dos alunos

Autores/as

  • Daniela Gomes de Araújo Nóbrega Universidade Estadual da Paraiba
  • Roseanne Rocha Tavares Universidade Federal de Alagoas

Resumen

Este artigo apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa de doutorado sobre a relação dos elementos verbais do professor com os elementos não verbais dos alunos (sorriso) na interação em sala de aula de língua inglesa. Teoricamente ancorado na Sociolinguística
Interacional (Gumperz, 1982) e na Análise da Conversação (Marcuschi, 1991; Goffman, 2002; Armengaud, 2006), este artigo tem por objetivo
discutir como os elementos verbais do professor contribuem para o desenvolvimento da oralidade dos alunos. Com base nas observações em sala de aula, a pesquisa demonstrou que a oralidade dos alunos está normalmente relacionada com o discurso oral do professor, sobretudo nas atividades em pares e individuais em sala de aula. Quando estão trabalhando em grupo, os alunos tendem a interagir melhor. O uso do
sorriso pelos alunos reflete um melhor desempenho oral dos alunos nessas
atividades em grupo. No entanto, quando interagem com o professor individualmente,
o sorriso dos alunos assume uma função de bloqueio de fala. Neste estudo, o sorriso dos alunos mostrou ser um componente interativo
fundamental nas conversações em sala de aula podendo contribuir ou não para a produtividade oral dos alunos, de acordo com específicas situações interacionais de sala de aula.

Palavras-chave: interação em sala de aula, fala do professor, sorriso.

Biografía del autor/a

Daniela Gomes de Araújo Nóbrega, Universidade Estadual da Paraiba

Professora Mestra de Língua inglesa do Departamento de Letras e Artes - DLA - do Centro de Educação - CEDUC, Área: Língua Inglesa, na Universidade Estadual da Paraiba

Atualmente, cursando Doutorado do Programa de Pós-graduação de Letras e Linguística (Inglês) na Universidade Federal de Alagoas.

Roseanne Rocha Tavares, Universidade Federal de Alagoas

Professora Doutora do curso de Letras da FALE/UFAL, atuaa no Programa de Pós-graduação em Letras e Linguísica da FALE/UFAL, na linha de pesquisa acquisição dalinguagem e ensino e aprendizagem de línguas.É lider do grupo de pesquisa P´raticas Interativas do discurso em contextos institutcionais.

Publicado

2011-03-30

Cómo citar

Nóbrega, D. G. de A., & Tavares, R. R. (2011). Fala do professor e a produção oral dos alunos. Calidoscópio, 9(1), 50–55. Recuperado a partir de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/419