A manifestação do ethos pelas marcas de modalidade no discurso de fóruns educacionais digitais

Autores/as

  • Izilda Maria Nardocci Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP
  • Jarbas Vargas Nascimento Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP

Resumen

Neste trabalho, analisamos, por meio das marcas de modalidade, como o ethos discursivo se constitui na cenografia instauradaem uma situação comunicativa de ensino e de aprendizagem, mediada por computador. Defendemos que o ethos dos enunciadores, no gênero discursivo fórum educacional digital, pode se valer de estratégias interacionais, que auxiliam no estabelecimento de um maior grau de colaboração, com o intuito de veicular conhecimentos jurídicos. Em nossa pesquisa, analisamos os modalizadores em 254 intervenções dos alunos e 39 do professor nos fóruns de discussão do curso CriminalidadeOrganizada, oferecido na modalidade a distância, via Internet, pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo. Notamos que, na interação construída nesses discursos, instaura-se uma sequência comunicacional, tecida pela relação que se estabelece entre os sujeitos das intervenções e os fatores de condições sócio-históricas que integram a cena enunciativa. O ethos discursivo age, também, como uma categoria interacional de negociação estabelecida pela língua, a fim de se adequar às expectativas do enunciador1, que condiciona e direciona o discurso do enunciador2, cujos estereótipos correspondem ao professor e aoaluno, respectivamente.


Palavras-chave: análise do discurso, ethos discursivo, educação a distância, gênero fórum educacional digital.

Biografía del autor/a

Izilda Maria Nardocci, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Professora do Departamento de português

Jarbas Vargas Nascimento, Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP

Professor da pós-graduação em Língua Portuguesa

Publicado

2012-11-20

Cómo citar

Nardocci, I. M., & Nascimento, J. V. (2012). A manifestação do ethos pelas marcas de modalidade no discurso de fóruns educacionais digitais. Calidoscópio, 10(3), 270–277. Recuperado a partir de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/3112