O jornal escolar on-line no ensino médio brasileiro: organização e funcionamento de um hipergênero digital

Autores/as

  • Daniella de Cássia Yano Instituto Federal de Educação de Santa Catarina (IFSC)
  • Adair Bonini Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2022.203.06

Palabras clave:

periódico escolar en línea; hipergénero; periodismo web

Resumen

Este artigo analisa quatro jornais escolares on-line produzidos no ensino médio brasileiro, com o objetivo de explicar como o jornal escolar on-line se configura como um hipergênero (Bonini, 2011b). Para tanto, foram levantados os gêneros que os constituem (de organização, de funcionamento e de apoio), bem como os temas evocados e, com base em Palácios (2003), o uso de mecanismos do jornalismo on-line, especialmente a interatividade, a hipertextualidade e a multimidialidade. Os exemplares analisados apresentam caraterísticas de um hipergênero digital on-line, assumindo formas do blog e do jornalismo dominante e, ainda que de modo restrito, também as categorias do jornalismo on-line.

Biografía del autor/a

Daniella de Cássia Yano, Instituto Federal de Educação de Santa Catarina (IFSC)

Professora do Instituto Federal de Educação de Santa Catarina - IFSC. Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina.

Adair Bonini, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em linguística pela UFSC (1999). Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística nessa mesma instituição. Pesquisador do CNPq (processo 314762/2021-3).

Publicado

2023-07-19

Cómo citar

Yano, D. de C., & Bonini, A. (2023). O jornal escolar on-line no ensino médio brasileiro: organização e funcionamento de um hipergênero digital. Calidoscópio, 20(3), 677–697. https://doi.org/10.4013/cld.2022.203.06