The Multimodality of Children’s Artefacts: Towards a Toy Literacy

Autores/as

  • Danielle Barbosa Lins Almeida Universidade Federal da Paraíba (UFPB/CNPq)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2022.203.08

Resumen

Whether toys are made of metal, plastic, leather, fabric, wood or any soft material, they seem to reveal cultural references and evoke emotional reactions. The aim of this article is to expand the agenda of childhood studies from a linguistic perspective by constructing a multimodal framework – which I have called toy literacy – to analyse toys in their three-dimensional features, with a view to discussing some of the roles provided by toys’ multimodal messages and reflecting upon the kind of childhood that has been constructed through toys’ material representations. By means of a metalanguage, I have created a framework that may be of help to different social sectors – from the academic to the more general public – to show how toys end up communicating and reinforcing stereotypes and social behaviours through the verbal and visual choices behind their design, packages and campaigns. In providing a systematic language to talk about toy choices, I hope to promote reflection on the social structures pertaining to toys’ gender and cultural representations, which, for long, have been kept concealed.

Biografía del autor/a

Danielle Barbosa Lins Almeida, Universidade Federal da Paraíba (UFPB/CNPq)

Danielle Barbosa Lins de Almeida possui Graduação em Letras/Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Federal da Paraíba (1999), com período de intercâmbio na Leeds University, Inglaterra (1996-1997); Mestrado em Língua e Literatura Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001); Doutorado em Língua e Literatura Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), com período de co-tutela na University of New South Wales (UNSW), em Sydney, Austrália (2005); Pós- Doutorado pela Universidad de Buenos Aires (UBA), no contexto do Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil-Argentina (CAFP-BA) da CAPES. Atuou como Professora Visitante na Universidad de Buenos Aires em 2013. Entre 2015 e 2021, coordenou os projeto Brinquedos em Foco: Um Estudo Semiótico de Anúncios da Mídia Infantil e Multimodalidade e Infância, (toysonfocus.weebly.com/), sobre o discurso de brinquedos contemporâneos, através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na categoria Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ2). Mais recentemente, deu início à terceira fase da investigação, através do projeto Por uma Teoria de Letramento do Brinquedo: Interações Multimodais de Infância, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Semiótica Visual e Multimodalidade (GPSM, disponível em gpsmultimodalidade.weebly.com), o qual vem coordenando na UFPB desde 2008. Seus interesses acadêmicos atuais estão centrados na inter-relação entre multimodalidade e infância através do discurso de brinquedos contemporâneos e da conexão entre as novas tecnologias midiáticas e a cultura do brincar, tanto do ponto de vista lingüístico quanto sócio-cultural. Suas publicações incluem os livros Novas Perspectivas sobre Análise Visual: Do Texto ao Contexto (2017), Perspectivas sobre Análise Visual: do Fotojornalismo ao Blog (2008), além de artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais como Ilha do Desterro (2018; 2015), Linguagem em Discurso (2017); Visual Communication (2009) e capítulos de livros como Comunicação Visual (De Gruyter Mouton, 2014), editado por David Machin. Desde 2005, vem atuando como Professora do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DLEM) e na Pós-Graduação em Lingüística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, é representante da Região Nordeste na Associação Latino-americana de Linguística Sistêmico-Funcional (ALSFAL). Membro do Conselho Consultivo Editorial de periódicos nacionais e internacionais como Multimodality and Society (SAGE) e Frontiers in Communication. Está vinculada ao Grupo de Pesquisa Sistêmica, Ambientes e Linguagens, o SAL Brasil e ao PanMeMic, Pandemic Meaning Making of Interaction and Communication, Grupo de Pesquisa internacional em semiótica sobre os efeitos das novas formas de comunicação e interação gerados pela pandemia do coronavírus em 2020.

Descargas

Publicado

2023-07-19

Cómo citar

Almeida, D. B. L. (2023). The Multimodality of Children’s Artefacts: Towards a Toy Literacy. Calidoscópio, 20(3), 719–734. https://doi.org/10.4013/cld.2022.203.08