A construção discursiva da pessoa idosa em livros didáticos
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2022.203.03Resumen
Este artigo analisa a (in)visibilidade e (sub)representação de pessoas idosas por meio de textos/imagens publicados em livros didáticos no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021 – Projetos Integradores, desenvolvidos para estudantes do ensino médio, da área Linguagens e suas Tecnologias. Inserido nos estudos críticos da linguagem e com base na teoria da representação de atores sociais (Leeuwen, 2008), foram analisadas quinze obras submetidas ao edital de convocação 03/2019 – CGPLI, publicado em 27 de novembro de 2019, e aprovadas na Portaria 41, de 14 de dezembro de 2020. A partir da análise da ocorrência de estratégias linguísticas de exclusão e inclusão e da presença/ausência de figuras humanas representativas da pessoa idosa, os resultados indicam (a) esses sujeitos posicionados à margem das experiências vividas pelos estudantes do ensino médio, e (b) a sustentação das mesmas relações de isolamento e de ausência de relevância social que esses indivíduos experimentam nas práticas cotidianas também fora dos espaços escolares. À exceção do material em que o envelhecimento e as pessoas idosas são tematizados, as obras reforçam representações desses indivíduos como o ‘outro’ distante, diferente, em conflito, cujo papel social mais evidente é o de recontar narrativas e garantir a presença do passado.
Palavras-chave: Etarismo; Material Didático, Estudos Críticos da Linguagem, Pessoa Idosa; Plano Nacional do Livro e do Material Didático.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.