A metáfora na gramática do português: o caso da Construção Superlativa de Expressão Corporal

Autores/as

  • Igor Oliveira Costa Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Neusa Salim Miranda Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumen

O presente trabalho investiga a natureza metafórica da Construção Superlativa de Expressão Corporal, [Xv de YN/V] (“[ele] quase morreu de vergonha numa tarde de conversas”; “Padre Dito quase estourou de rir”; “O Lúcio rolou de rir com a explicação”), sob um viés sociocognitivista e construcionista. Dada a centralidade do uso no modelo teórico-analítico adotado, opta-se por uma análise baseada em corpus. O corpus utilizado é o Corpus do Português, composto por 45 milhões de palavras, de textos dos séculos XIV-XX. As análises, de maneira geral, apontam para a articulação de diferentes categorias cognitivasna instituição do padrão construcional sob estudo; a reanálise do elemento alocado em X – um verbo pleno – como um operador escalar, no contexto da construção; e a centralidade da metáfora na instituição de padrões gramaticais.


Palavras-chave: gramática do português, metáfora, construções modificadoras de grau.

Biografía del autor/a

Igor Oliveira Costa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina (2006) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010). Atualmente é doutorando da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando na linha de pesquisa Linguística e Cognição.

Neusa Salim Miranda, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1972), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: construções lexicais, gramaticais e discursivas do Português do Brasil. Atua também na área de interface entre Linguística e ensino de língua materna. Foi coordenadora do GT LINGUÍSTICA E COGNIÇÃO da ANPOLL no biênio 2006-2008.

Publicado

2012-11-21

Cómo citar

Costa, I. O., & Miranda, N. S. (2012). A metáfora na gramática do português: o caso da Construção Superlativa de Expressão Corporal. Calidoscópio, 10(3), 301–309. Recuperado a partir de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2426