Elaboração de materiais para o ensino de espanhol como língua estrangeira com apoio da Internet
Resumen
O presente artigo tem como objetivo discutir as características teórico-práticas da utilização de recursos informáticos da Internet na preparação de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira (E/LE). Em termos teóricos, aborda conceitos como compreensão leitora sob as óticas sócio-interacional e enunciativa, transposição didática e gêneros virtuais, discutindo sua implementação e implicações no espaço de sala de aula. Considera, também, a distinção entre uma abordagem on-line e uma off-line da inserção do computador em aulas de E/LE. Para exemplificar e discutir os aspectos teóricos, inclui um exercício prático de seleção de materiais e proposição de atividades utilizando recursos da Internet. A proposta baseia-se em resultados de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas na área da leitura mediada por computador em E/LE na UERJ e destaca os seguintes aspectos: (a) a importância da preparação e do planejamento na atividade docente; (b) a necessidade de atualização e formação permanentes do professor, a fim de favorecer uma postura didático-pedagógica mais apropriada aos contextos de sua atuação; (c) as especificidades que o meio informático possui e as consequentes demandas técnicas e teórico-práticas que pressupõem para seu uso eficaz em sala de aula, com vistas ao desenvolvimento de um leitor em E/LE proficiente e autônomo.
Palavras-chave: espanhol língua estrangeira, leitura, recursos didáticos da Internet.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.