Rasura e interação em textos escritos colaborativamente por alunos do ensino fundamental
Abstract
O objetivo deste trabalho é identificar, analisar e classificar os tipos de rasuras que aparecem em textos produzidos por alunos do 2º ano do ensino fundamental de uma escola privada do interior do Estado de Alagoas. Ao total, 20 alunos com idades entre 7 e 8 anos reescreveram colaborativamente (em díades) contos que foram lidos, interpretados e discutidos em sala de aula. Todo o corpus foi coletado entre os meses de agosto e novembro de 2013, período em que a professora foi orientada a seguir um protocolo da pesquisa. Um dos membros de cada dupla fixa se colocou ora como ‘ditante’ (“lembrando” a história ao parceiro de escrita colaborativa), ora como escrevente, papeis que foram se alternando a cada nova reescrita. A análise deteve-se também nas informações estatísticas (análise quantitativa) que permitiram compreender a produtividade da relação interação/rasuras. Os resultados sugerem que atividades de (re)escrita a dois promovem condições para que alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental se tornem competentes escritores de textos, na medida em que podem reunir forças e refletir sobre aspectos formais e de sentido ligados ao texto. As questões desenvolvidas aqui são amparadas teoricamente pela Crítica Genética e pela Linguística da Enunciação benvenistiana.
Palavras-chave: rasura; escrita colaborativa; interação.
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