High Up: análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa
Abstract
A presente pesquisa, fundamentada em uma concepção de leitura como construção de significado, verificou, por meio da análise do conteúdo do livro didático (LD) de Língua Inglesa High Up, aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) no ano de 2015, em que medida o LD contribui para a formação de um leitor proficiente, autônomo. Para isso, foram analisadas, qualitativamente, atividades referentes a dois gêneros textuais: conto e piada, procurando perceber os modelos de leitura adotados. Foi possível constatar que a formação leitora é um objetivo do LD, contudo, algumas atividades não contribuem efetivamente para uma prática autônoma do sujeito frente à leitura para além do espaço escolar. Entretanto, a postura crítica do professor enquanto mediador pode contribuir para uma significação consistente da prática leitora durante o uso do material didático.
Palavras-chave: formação leitora; língua inglesa; livro didático.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I grant the journal Calidoscópio the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.