Ethnomethodological Conversation Analysis and Linguistic Education: Some contributions to teacher education

Authors

  • Gabriela da Silva Bulla Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Professora Adjunta de Português como Língua Adicional
  • Lia Schulz Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Professora Adjunta de Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa

Abstract

As a research tradition that has developed in the search for the understanding of human actions through the observation and later systematization and analysis of everyday conversation, Ethnomethodological Conversation Analysis (CA) as a theoretical-methodological approach can also contribute to reflections on linguistic education and language teacher education. Although this is not CA’s core concern, several concepts, analyses and discussions can provide a broader understanding of language teaching and learning. In this paper, we address some of them: the description of some characteristics of classroom talkin- interaction; the concept of participation, its conversational modes and structures, and its relation to the construction of collaborative learning contexts. Based on microethnographic analysis of classroom interaction data (Bulla, 2007, 2014; Schulz, 2004, 2007), this paper aims at demonstrating how the teacher can rethink and broaden notions such as language use in the classroom, teaching methods, language learning, modes of participation and protagonism in learning, and collaboration. We aim at demonstrating how CA can be of extreme relevance both for experienced and in-service teachers to rethink pedagogical practices, to broaden the understanding of what is done in classroom and to envision ways of updating the conception of language education in classroom interactions.

Keywords: linguistic education, Ethnomethodological Conversation Analysis, teacher education.

Author Biographies

Gabriela da Silva Bulla, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Professora Adjunta de Português como Língua Adicional

Gabriela da Silva Bulla é Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora adjunta de Português como Língua Adicional (PLA) no Instituto de Letras da UFRGS, e coordenadora geral do Programa de Português para Estrangeiros (PPE/UFRGS), trabalhando com elaboração de materiais didáticos e formação de professores de PLA e de português como língua materna em nível de graduação e pós-graduação. Também atua como coordenadora do Curso online de Português e Espanhol para Intercâmbio (CEPI-Português/UFRGS). Foi membro da equipe de coordenadores de Língua Portuguesa do Programa Idiomas sem Fronteiras (SESu/MEC) e é representante institucional UFRGS no IsF-Português. Participa da aplicação do Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) desde 2005, e da correção das provas do Exame desde 2012; também fez parte da comissão de elaboração de itens do Celpe-Bras em 2012 e 2016. Interesses de pesquisa: ensino e aprendizagem de línguas adicionais (presencial e online), design educacional para ensino de línguas, projetos de aprendizagem, comunidades colaborativas de aprendizagem, interação social (face-a-face e mediada por computador), educação a distância, tecnologias na educação e formação de professores.

Lia Schulz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Professora Adjunta de Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa

Lia Schulz possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), mestrado (2007) e doutorado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: fala-em-interação de sala de aula, participação e práticas pedagógicas, leitura e produção de textos e uso de tecnologias em sala de aula. Trabalhou como professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira em escolas de Porto Alegre e no curso de Letras do UNILASALLE. Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Published

2018-10-26

How to Cite

Bulla, G. da S., & Schulz, L. (2018). Ethnomethodological Conversation Analysis and Linguistic Education: Some contributions to teacher education. Calidoscópio, 16(2), 194–205. Retrieved from https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.162.02

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