Categorização gráfica e funcional na aquisição da escrita e da leitura em língua materna
Abstract
Este artigo discute três aspectos fundamentais na decifração do nosso sistema de escrita que precisam ser devidamente compreendidos por professores e alunos para que o processo de alfabetização se realize adequadamente: o princípio acrofônico, a categorização gráfica e a categorização funcional das letras. A categorização funcional controla tanto o princípio acrofônico como a categorização gráfica, consistindo em associar corretamente as letras aos sons, escolhendo, dentro das possibilidades de combinação, a palavra correta. Como a forma correta das palavras é dada pela ortografia, não por algum tipo de transcrição fonética, pode-se dizer que a categorização funcional submete-se à regulamentação ortográfica, sendo definida a partir dela.
Palavras-chave: categorização gráfica, categorização funcional, ortografia, princípio acrofônico, alfabetização.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I grant the journal Calidoscópio the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.