A linguistic-moral monstrosity
the discourses on neutral language in Brazilian bills
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2022.201.16Keywords:
linguagem neutra, Projetos de Lei brasileiros, LGBTQIAAbstract
Este artigo tem o objetivo de realizar uma análise dos discursos de doze Projetos de Lei brasileiros que têm como proposta a proibição do uso da linguagem neutra. Para tanto, partimos de uma discussão sobre a governamentalidade foucaultiana e elaboramos uma descrição da topologia de governo do Brasil atual segundo a ordem do neoliberalismo tardio e da moralidade cristão-neopentecostal – considerando seus efeitos para a população LGBTQIA+. Passamos, então, à invenção da linguagem neutra e à agonística que ela faz funcionar para, finalmente, analisarmos três estratégias dos PLs: a de recrudescimento do par língua-povo, a de produção de inimigos públicos e a de invenção de uma infância a proteger. Fechamos o texto com observações acerca da produção da anormalidade e da monstruosidade hodiernas, voltadas a enquadramentos cada vez mais problemáticos para as dissidências à heterocisnormatividade.
Palavras-chave: linguagem neutra; Projetos de Lei brasileiros; LGBTQIA+.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I grant the journal Calidoscópio the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.