Atividades sinalizadoras de pesquisa em livros didáticos de língua portuguesa

Authors

  • Elisângela Teixeira Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/Pará)
  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Lívia Melo Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2022.203.04

Abstract

We investigated a collection of Portuguese language textbooks for Brazilian students enrolled in high school. In this sense, we identified and created a typology of didactic activities that indicate practices or principles necessary to carry out scientific research. Analyzes are also informed by memorialist comments by a teacher-researcher about the pedagogical work with such activities, as performed by her in the classroom. Thus, this study was characterized as documentary testimony research, in a quantitative and qualitative investigative approach, and was situated in the antidisciplinary field of Applied Linguistics. Four main types of activities signaling research were identified, some of which were ignored by the teacher-researcher in previous teaching situations, as they were understood as laborious to be carried out in an adverse school context. This posture was changed during the investigative experience experienced by that professional.

Author Biographies

Elisângela Teixeira, Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/Pará)

É mestra em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e professora efetiva do Ensino Médio na Secretaria de Estado de Educação do Pará. Desenvolve pesquisa na área de Linguística Aplicada. 

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado, doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e pela Aswan University (Egito). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. É professor Associado IV da Universidade Federal do Tocantins - UFT, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado Acadêmico, no Câmpus de Araguaína, e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), no Câmpus de Porto Nacional. Foi docente do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Leciona disciplinas na área de linguagem na Licenciatura em Pedagogia, no Câmpus de Palmas. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ 1D). É representante regional (Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil) da comissão gestora da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (2017-2020). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos Estudos do Letramento, compreendendo os seguintes conteúdos: ensino de gramática, gêneros textuais, alfabetização, material didático,currículo, práticas de escrita, práticas de leitura, formação de professores e educação científica. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado) durante quatro anos. Foi membro da Diretoria (2016-2017) e do Conselho Consultivo (2018-2019) da Associação de Linguística Aplicada do Brasil - ALAB. É membro da Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do Grupo de Trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada (ANPOLL).

Lívia Melo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

É Licenciada em Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Especialista em Leitura e Produção Escrita, Mestra e Doutora em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela UFT. Em 2013 desenvolveu pesquisa de Doutorado na The Polytechnic University of Hong Kong (PolyU). É professora na UFT, no Câmpus de Porto Nacional. No Curso de Letras Língua Inglesa, leciona as disciplinas na área de Língua Inglesa e Estágio Supervisionado em Língua Inglesa. Atua no campo da Linguística Aplicada, tendo interesse pelos seguintes temas: Ensino de Língua Inglesa, Gêneros do discurso/gêneros textuais, Formação de professores, Estudos do Letramento, Avaliação e/ou elaboração de materiais didáticos. É membro da Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do grupo de pesquisa Práticas de Linguagens (UFT/CNPq).

Published

2023-07-19

How to Cite

Teixeira, E., Silva, W. R., & Melo, L. (2023). Atividades sinalizadoras de pesquisa em livros didáticos de língua portuguesa. Calidoscópio, 20(3), 636–655. https://doi.org/10.4013/cld.2022.203.04