The visual metadiscourse of the inserts of an English Dictionary

Authors

  • Lorena Américo Ribeiro Fechine Universidade Estadual do Ceará (UECE) Av. Luciano Carneiro, 345 - Fátima Fortaleza - Ceará CEP: 60410-690 Telefone: (85) 3101-2032
  • Antônio Luciano Pontes Universidade Estadual do Ceará (UECE) Av. Luciano Carneiro, 345 - Fátima Fortaleza - Ceará CEP: 60410-690 Telefone: (85) 3101-2032

Abstract

In this article, we investigate the function of colors and images as metadiscursive elements in the composition of the inserts of the Illustrated Basic Dictionary of American English (2010), which is part of the Collins Cobuild series. The study is based on the categories proposed by Kumpf (2000) for the analysis of the visual metadiscourse and the theory of multimodality by Kress and van Leeuwen (2006). We conclude that the visual resources used for the elaboration of the inserts in this dictionary play the role of organizing the contents, guiding the users, attracting their attention and establishing direct communication between the reader and the author.


Key words: visual metadiscourse, inserts, dictionary.

Author Biographies

Lorena Américo Ribeiro Fechine, Universidade Estadual do Ceará (UECE) Av. Luciano Carneiro, 345 - Fátima Fortaleza - Ceará CEP: 60410-690 Telefone: (85) 3101-2032

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará e membro do grupo de pesquisa LETENS (Lexicografia, Terrminologia e Ensino), coordenado pelo Prof. Dr. Antônio Luciano Pontes. Desenvolve pesquisa na área da Lexicografia, considerando o aspecto multimodal dos dicionários de inglês. Orientador: Prof. Dr. Antônio Luciano Pontes.

Antônio Luciano Pontes, Universidade Estadual do Ceará (UECE) Av. Luciano Carneiro, 345 - Fátima Fortaleza - Ceará CEP: 60410-690 Telefone: (85) 3101-2032

Professor adjunto de Linguística do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará. Coordenador do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS).  Participa como membro-efetivo do GT Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, da ANPOLL Atualmente tem duas pesquisas em andamento. A primeira é um trabalho na área de Geografia Linguística (Projeto Atlas Linguístico do Brasil-ALIB). A segunda diz respeito à análise de dicionários de aprendizagem. Tem organizado livros, publicado capítulos, artigos em revistas especializadas, voltados para Lexicologia, Metalexicografia Pedagógica e Terminologia. Dentre suas publicações, destaca-se o livro Glossário dos Termos da Cultura do Caju, publicado pela EMBRAPA.

Published

2012-08-31

How to Cite

Fechine, L. A. R., & Pontes, A. L. (2012). The visual metadiscourse of the inserts of an English Dictionary. Calidoscópio, 10(3), 294–300. Retrieved from https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/1528