Uma análise discursiva da tecnologia de automatização na produção do conhecimento
Resumo
Partindo dos pressupostos da Análise de Discurso, este estudo se propõe a problematizar de que modo a noção de língua como um sistema autônomo, complete e fechado em si mesmo, imaginariamente apartado da exterioridade que lhe confere sentidos, afeta a produção de conhecimento no espaço digital e na sociedade. Nossas discussões partem da análise de trechos de um vídeo que explica como funciona e qual a função do primeiro advogado robô do Brasil, que utiliza uma tecnologia conhecida como Inteligência Legal Melhorada. Além disso, procuramos lançar um olhar discursivo para os fundamentos teórico-linguísticos que parecem orientar a automatização dos processos de produção de conhecimento, tomando como base alguns postulados de autores como Chomsky e Pêcheux. Nossas análises nos permitem vislumbrar uma intrínseca relação entre um imaginário de língua ideal e aquele que diz respeito ao funcionamento da tecnologia de automatização de dados e de informações, tão recorrente na sociedade atual.
Palavras-chave: inteligência legal melhorada; produção do conhecimento; tecnologia de automatização
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.