High Up: análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa

Autores

  • Talita Duarte de Jesus Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Angela Cristina Di Palma Back Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Resumo

A presente pesquisa, fundamentada em uma concepção de leitura como construção de significado, verificou, por meio da análise do conteúdo do livro didático (LD) de Língua Inglesa High Up, aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) no ano de 2015, em que medida o LD contribui para a formação de um leitor proficiente, autônomo. Para isso, foram analisadas, qualitativamente, atividades referentes a dois gêneros textuais: conto e piada, procurando perceber os modelos de leitura adotados. Foi possível constatar que a formação leitora é um objetivo do LD, contudo, algumas atividades não contribuem efetivamente para uma prática autônoma do sujeito frente à leitura para além do espaço escolar. Entretanto, a postura crítica do professor enquanto mediador pode contribuir para uma significação consistente da prática leitora durante o uso do material didático.

Palavras-chave: formação leitora; língua inglesa; livro didático.

 

 

 

Biografia do Autor

Talita Duarte de Jesus, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Mestranda em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Licenciada em Letras - Hab. Língua Portuguesa e Língua Inglesa - pela mesma instituição de ensino.

Angela Cristina Di Palma Back, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Doutora em Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Letras da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.

Downloads

Publicado

2019-04-15

Como Citar

Jesus, T. D. de, & Back, A. C. D. P. (2019). High Up: análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa. Calidoscópio, 17(1), 3–23. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.171.01

Edição

Seção

Artigos