Análise da Conversa Etnometodológica e Educação Linguística: algumas contribuições para a formação de professores

Autores

  • Gabriela da Silva Bulla Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Professora Adjunta de Português como Língua Adicional
  • Lia Schulz Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Professora Adjunta de Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa

Resumo

Como uma tradição em pesquisa que se desenvolveu na busca do entendimento das ações humanas por meio da observação e posterior sistematização e análise da conversa cotidiana, a Análise da Conversa Etnometodológica (ACE), como abordagem teórico-metodológica, também pode contribuir para a reflexão acerca da educação linguística e da formação de educadores da linguagem. Embora essa não seja a preocupação central da ACE, diversos conceitos, análises e discussões podem propiciar uma ampliação de noções centrais para o ensino e a aprendizagem de línguas. Neste trabalho, o propósito é abordar algumas delas: a descrição de algumas características da fala- -em-interação de sala de aula; a noção de participação, seus modos e estruturas conversacionais e sua relação com a construção de contextos colaborativos de aprendizagem. Com base em dados de pesquisas anteriores (Bulla, 2007, 2014; Schulz, 2004, 2007), o trabalho procura demonstrar como, a partir de análises microetnográficas de dados de interação de sala de aula, o professor pode repensar e ampliar noções como uso da linguagem em sala de aula, métodos de ensino, aprendizagem de línguas, modos de participação e protagonismo na aprendizagem e colaboração. Procuramos mostrar como a ACE pode ser de extrema relevância para professores experientes e em formação, a fim de repensarem suas práticas pedagógicas, ampliarem o entendimento do que se faz em sala de aula e vislumbrarem modos de atualização da concepção de educação linguística nas interações de sala de aula.

Palavras-chave: educação linguística, Análise da Conversa Etnometodológica, formação de professores.

Biografia do Autor

Gabriela da Silva Bulla, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Professora Adjunta de Português como Língua Adicional

Gabriela da Silva Bulla é Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora adjunta de Português como Língua Adicional (PLA) no Instituto de Letras da UFRGS, e coordenadora geral do Programa de Português para Estrangeiros (PPE/UFRGS), trabalhando com elaboração de materiais didáticos e formação de professores de PLA e de português como língua materna em nível de graduação e pós-graduação. Também atua como coordenadora do Curso online de Português e Espanhol para Intercâmbio (CEPI-Português/UFRGS). Foi membro da equipe de coordenadores de Língua Portuguesa do Programa Idiomas sem Fronteiras (SESu/MEC) e é representante institucional UFRGS no IsF-Português. Participa da aplicação do Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) desde 2005, e da correção das provas do Exame desde 2012; também fez parte da comissão de elaboração de itens do Celpe-Bras em 2012 e 2016. Interesses de pesquisa: ensino e aprendizagem de línguas adicionais (presencial e online), design educacional para ensino de línguas, projetos de aprendizagem, comunidades colaborativas de aprendizagem, interação social (face-a-face e mediada por computador), educação a distância, tecnologias na educação e formação de professores.

Lia Schulz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Professora Adjunta de Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa

Lia Schulz possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), mestrado (2007) e doutorado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: fala-em-interação de sala de aula, participação e práticas pedagógicas, leitura e produção de textos e uso de tecnologias em sala de aula. Trabalhou como professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira em escolas de Porto Alegre e no curso de Letras do UNILASALLE. Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2018-10-26

Como Citar

Bulla, G. da S., & Schulz, L. (2018). Análise da Conversa Etnometodológica e Educação Linguística: algumas contribuições para a formação de professores. Calidoscópio, 16(2), 194–205. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.162.02

Edição

Seção

Artigos