Análise da Conversa Etnometodológica e Educação Linguística: algumas contribuições para a formação de professores
Resumo
Como uma tradição em pesquisa que se desenvolveu na busca do entendimento das ações humanas por meio da observação e posterior sistematização e análise da conversa cotidiana, a Análise da Conversa Etnometodológica (ACE), como abordagem teórico-metodológica, também pode contribuir para a reflexão acerca da educação linguística e da formação de educadores da linguagem. Embora essa não seja a preocupação central da ACE, diversos conceitos, análises e discussões podem propiciar uma ampliação de noções centrais para o ensino e a aprendizagem de línguas. Neste trabalho, o propósito é abordar algumas delas: a descrição de algumas características da fala- -em-interação de sala de aula; a noção de participação, seus modos e estruturas conversacionais e sua relação com a construção de contextos colaborativos de aprendizagem. Com base em dados de pesquisas anteriores (Bulla, 2007, 2014; Schulz, 2004, 2007), o trabalho procura demonstrar como, a partir de análises microetnográficas de dados de interação de sala de aula, o professor pode repensar e ampliar noções como uso da linguagem em sala de aula, métodos de ensino, aprendizagem de línguas, modos de participação e protagonismo na aprendizagem e colaboração. Procuramos mostrar como a ACE pode ser de extrema relevância para professores experientes e em formação, a fim de repensarem suas práticas pedagógicas, ampliarem o entendimento do que se faz em sala de aula e vislumbrarem modos de atualização da concepção de educação linguística nas interações de sala de aula.
Palavras-chave: educação linguística, Análise da Conversa Etnometodológica, formação de professores.
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