Pesquisa colaborativa: reflexões sobre o processo de aprendizagem como prática social de uma professora pré-serviço de inglês
Resumo
Neste artigo, discutimos as reflexões de uma professora de inglês pré-serviço acerca de suas ações em sala de aula, focalizando articularmente seus esforços para desenvolver atividades pedagógicas e avaliativas que tivessem em sua base a perspectiva de aprendizagem como processo social. Essas reflexões foram desencadeadas por meio de pesquisa colaborativa, durante a realização de estágio curricular supervisionado em uma escola pública de Santa Maria (RS), no decorrer de 2007. Os resultados indicam que a professora foi capaz de desenvolver uma prática pedagógica e avaliativa que focaliza a linguagem não apenas como um produto, mas como um processo social. Além disso, essa participante procurou problematizar as relações de poder no contexto escolar, chamando à atenção o desempoderamento de estagiários em relação a outros membros (professores titulares e supervisores e coordenadores)
no desempenho de suas atividades profissionais naquele espaço social.
Palavras-chave: pesquisa colaborativa, perspectiva sociocultural de aprendizagem, ensino de língua inglesa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.