Pesquisa colaborativa: reflexões sobre o processo de aprendizagem como prática social de uma professora pré-serviço de inglês

Autores

  • Luciane Kirchhof Ticks Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Neste artigo, discutimos as reflexões de uma professora de inglês pré-serviço acerca de suas ações em sala de aula, focalizando articularmente seus esforços para desenvolver atividades pedagógicas e avaliativas que tivessem em sua base a perspectiva de aprendizagem como processo social. Essas reflexões foram desencadeadas por meio de pesquisa colaborativa, durante a realização de estágio curricular supervisionado em uma escola pública de Santa Maria (RS), no decorrer de 2007. Os resultados indicam que a professora foi capaz de desenvolver uma prática pedagógica e avaliativa que focaliza a linguagem não apenas como um produto, mas como um processo social. Além disso, essa participante procurou problematizar as relações de poder no contexto escolar, chamando à atenção o desempoderamento de estagiários em relação a outros membros (professores titulares e supervisores e coordenadores)
no desempenho de suas atividades profissionais naquele espaço social.

Palavras-chave: pesquisa colaborativa, perspectiva sociocultural de aprendizagem, ensino de língua inglesa.

Biografia do Autor

Luciane Kirchhof Ticks, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Curso de Graduação em Letras/Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM/RS. É Coordenadora Administrativa do LABLER-Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação desde 2009. É Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). É Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). É membro do Grupo de Pesquisa/CNPq "Linguagem como Prática Social" (Ref. UFSM.0043). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de inglês, concepções de linguagem, análise crítica do discurso, identidade e gêneros textuais.Tem experiência como jornalista, tendo atuado como repórter em jornais impressos e assessorias de comunicação.

Downloads

Publicado

2011-04-14

Como Citar

Ticks, L. K. (2011). Pesquisa colaborativa: reflexões sobre o processo de aprendizagem como prática social de uma professora pré-serviço de inglês. Calidoscópio, 9(1), 56–66. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/719

Edição

Seção

Artigos