Categorização gráfica e funcional na aquisição da escrita e da leitura em língua materna

Autores

  • Gládis Massini-Cagliari
  • Luís Carlos Cagliari

Resumo

Este artigo discute três aspectos fundamentais na decifração do nosso sistema de escrita que precisam ser devidamente compreendidos por professores e alunos para que o processo de alfabetização se realize adequadamente: o princípio acrofônico, a categorização gráfica e a categorização funcional das letras. A categorização funcional controla tanto o princípio acrofônico como a categorização gráfica, consistindo em associar corretamente as letras aos sons, escolhendo, dentro das possibilidades de combinação, a palavra correta. Como a forma correta das palavras é dada pela ortografia, não por algum tipo de transcrição fonética, pode-se dizer que a categorização funcional submete-se à regulamentação ortográfica, sendo definida a partir dela.

Palavras-chave: categorização gráfica, categorização funcional, ortografia, princípio acrofônico, alfabetização.

Downloads

Publicado

2021-05-27

Como Citar

Massini-Cagliari, G., & Cagliari, L. C. (2021). Categorização gráfica e funcional na aquisição da escrita e da leitura em língua materna. Calidoscópio, 2(1), 89–94. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6486

Edição

Seção

Artigos