Categorização gráfica e funcional na aquisição da escrita e da leitura em língua materna
Resumo
Este artigo discute três aspectos fundamentais na decifração do nosso sistema de escrita que precisam ser devidamente compreendidos por professores e alunos para que o processo de alfabetização se realize adequadamente: o princípio acrofônico, a categorização gráfica e a categorização funcional das letras. A categorização funcional controla tanto o princípio acrofônico como a categorização gráfica, consistindo em associar corretamente as letras aos sons, escolhendo, dentro das possibilidades de combinação, a palavra correta. Como a forma correta das palavras é dada pela ortografia, não por algum tipo de transcrição fonética, pode-se dizer que a categorização funcional submete-se à regulamentação ortográfica, sendo definida a partir dela.
Palavras-chave: categorização gráfica, categorização funcional, ortografia, princípio acrofônico, alfabetização.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.