Fala do professor e a produção oral dos alunos
Resumo
Este artigo apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa de doutorado sobre a relação dos elementos verbais do professor com os elementos não verbais dos alunos (sorriso) na interação em sala de aula de língua inglesa. Teoricamente ancorado na Sociolinguística
Interacional (Gumperz, 1982) e na Análise da Conversação (Marcuschi, 1991; Goffman, 2002; Armengaud, 2006), este artigo tem por objetivo
discutir como os elementos verbais do professor contribuem para o desenvolvimento da oralidade dos alunos. Com base nas observações em sala de aula, a pesquisa demonstrou que a oralidade dos alunos está normalmente relacionada com o discurso oral do professor, sobretudo nas atividades em pares e individuais em sala de aula. Quando estão trabalhando em grupo, os alunos tendem a interagir melhor. O uso do
sorriso pelos alunos reflete um melhor desempenho oral dos alunos nessas
atividades em grupo. No entanto, quando interagem com o professor individualmente,
o sorriso dos alunos assume uma função de bloqueio de fala. Neste estudo, o sorriso dos alunos mostrou ser um componente interativo
fundamental nas conversações em sala de aula podendo contribuir ou não para a produtividade oral dos alunos, de acordo com específicas situações interacionais de sala de aula.
Palavras-chave: interação em sala de aula, fala do professor, sorriso.
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