“Apagão no ensino público”: discursos de uma reportagem jornalística on-line sobre educação na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2024.215.06Palavras-chave:
Análise Crítica do Discurso, Pandemia, Reportagem JornalísticaResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da análise de uma reportagem jornalística on-line sobre o apagão do ensino público durante a pandemia. O estudo foi desenvolvido à luz da Análise Crítica do Discurso, teoria adequada aos propósitos de descrição, interpretação e explicação de gêneros jornalísticos, que vislumbra ir além da perspectiva unilateral de uma análise linguística do texto. Assim, esta proposta se justifica pelo fato de possibilitar compreender e interpretar as questões sociais que incluem maneiras de representar a realidade. Essa análise foi conduzida a partir do modelo tridimensional: texto, práticas discursivas e práticas sociais. Os resultados evidenciam que o discurso analisado oculta a responsabilidade do Estado no cenário atual, com o reforço de estereótipos sobre o professor que reclama demais, não cumprindo seu papel pedagógico. Além disso, há uma tendência à valorização do ensino a distância e o desprestígio ao ensino público.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.