Análise dialógica do discurso em textos publicitários audiovisuais: efeitos de sentido pela mediação de signos pandêmicos
effects of meaning through the mediation of pandemic signs
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2022.203.07Palavras-chave:
Advertising communication, Dialogic discourse analysis, Coronavirus (sars-cov-2)Resumo
O primeiro caso registrado do coronavírus (sars-cov-2) no Brasil data do dia 26 de fevereiro de 2020 e a partir da disseminação virótica pelo país, os sujeitos foram reconfigurando a própria vida a partir desse horizonte valorativo pandêmico. Com o objetivo de investigar como os signos da pandemia foram introduzidos nessas textualidades como estratégia de produção de sentido (como mediadores do mundo), foram recortados três textos publicitários de diferentes produtos em suporte audiovisual. A análise, de caráter qualitativo-interpretativista, pauta-se no referencial teórico do Círculo de Bakhtin, de Martin-Barbero e Byung-Chul Han, a partir de conceitos como gênero do discurso, horizonte valorativo, dialogismo e signo ideológico, a fim de aclarar os hibridismos e as reconfigurações textuais. Os resultados demonstraram a inserção de estéticas, imagens, gêneros discursos coesos com o contexto pandêmico, como cidades esvaziadas, mensagens de reinvenção, videoconferências, mediando a configuração da vida dos sujeitos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.