O jornal escolar on-line no ensino médio brasileiro: organização e funcionamento de um hipergênero digital
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2022.203.06Palavras-chave:
online school newspaper; hypergenre; webjournalismResumo
Este artigo analisa quatro jornais escolares on-line produzidos no ensino médio brasileiro, com o objetivo de explicar como o jornal escolar on-line se configura como um hipergênero (Bonini, 2011b). Para tanto, foram levantados os gêneros que os constituem (de organização, de funcionamento e de apoio), bem como os temas evocados e, com base em Palácios (2003), o uso de mecanismos do jornalismo on-line, especialmente a interatividade, a hipertextualidade e a multimidialidade. Os exemplares analisados apresentam caraterísticas de um hipergênero digital on-line, assumindo formas do blog e do jornalismo dominante e, ainda que de modo restrito, também as categorias do jornalismo on-line.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.