Uma monstruosidade linguístico-moral: os discursos sobre a linguagem neutra nos projetos de lei do Brasil

the discourses on neutral language in Brazilian bills

Autores

  • Atilio Butturi Junior Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/
  • Nathalia Müller Camozzato Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Bianca Franchini da Silva Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2022.201.16

Palavras-chave:

linguagem neutra, Projetos de Lei brasileiros, LGBTQIA

Resumo

Este artigo tem o objetivo de realizar uma análise dos discursos de doze Projetos de Lei brasileiros que têm como proposta a proibição do uso da linguagem neutra. Para tanto, partimos de uma discussão sobre a governamentalidade foucaultiana e elaboramos uma descrição da topologia de governo do Brasil atual segundo a ordem do neoliberalismo tardio e da moralidade cristão-neopentecostal – considerando seus efeitos para a população LGBTQIA+. Passamos, então, à invenção da linguagem neutra e à agonística que ela faz funcionar para, finalmente, analisarmos três estratégias dos PLs: a de recrudescimento do par língua-povo, a de produção de inimigos públicos e a de invenção de uma infância a proteger. Fechamos o texto com observações acerca da produção da anormalidade e da monstruosidade hodiernas, voltadas a enquadramentos cada vez mais problemáticos para as dissidências à heterocisnormatividade.   

Palavras-chave: linguagem neutra; Projetos de Lei brasileiros; LGBTQIA+. 

Biografia do Autor

Atilio Butturi Junior, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2004), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Realizou estágio pós-doutoral no IEL/UNICAMP (2014-2015) e na Universidade Nova de Lisboa (2017-2018, com bolsa CAPES PNPD). É professor Adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina, da área de Linguística Aplicada, líder do Grupo de Estudos no Campo Discursivo e membro Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA), na mesma instituição. É editor-chefe da revista Fórum Linguístico e docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC . Atualmente, é bolsista PQ2 do CNPq.

Nathalia Müller Camozzato, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bolsista do programa Uniedu do Governo do Estado de Santa Catarina. Membro do Grupo de Estudos no Campo Discursivo.

Bianca Franchini da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membra do Grupo de Estudos no Campo Discursivo e do Laboratório Interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão em sexualidades – AFRODITE.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Butturi Junior, A., Camozzato, N. . M. ., & Silva, B. F. da. (2022). Uma monstruosidade linguístico-moral: os discursos sobre a linguagem neutra nos projetos de lei do Brasil : the discourses on neutral language in Brazilian bills. Calidoscópio, 20(1), 322–350. https://doi.org/10.4013/cld.2022.201.16