Crenças e reflexões acerca da aprendizagem de Língua Espanhola por universitários brasileiros em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2022.203.01Resumo
O presente estudo tem como objetivos principais analisar e refletir sobre o ensino e a aprendizagem de espanhol de universitários brasileiros de uma instituição de ensino do interior do estado do Rio Grande do Sul, com professores em formação, em tempos de pandemia. Para tanto, em primeiro lugar, expõe-se um recorte teórico sobre as crenças no ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira sob a perspectiva dos autores Barcelos (2004, 2006) e Mukai (2014). Em seguida, trata-se do uso das tecnologias para o ensino de uma língua estrangeira, com o auxílio teórico de Moran (2007), Santaella (2013) e Pozo Municio (2020). Para a obtenção dos dados, os participantes responderam a um questionário no Google Forms, com 32 questões referentes às aulas e às metodologias utilizadas pelas professoras para o ensino de espanhol. Os resultados apontam que, embora prefiram as aulas presenciais, os alunos continuam interessados em aprender o espanhol, mesmo que de maneira on-line. Em contrapartida, reclamam de muitas tarefas para realizarem em casa, o que se torna muito cansativo e dificultoso. Ainda, verifica-se que apesar de ser uma época tecnológica, os alunos, principalmente do interior, encontram dificuldades de conexão e de equipamentos para que possam acompanhar as aulas síncronas.
Palavras-chave: Aprendizagem; Espanhol; Pandemia.
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