Crenças e reflexões acerca da aprendizagem de Língua Espanhola por universitários brasileiros em tempos de pandemia

Autores

  • Gisele Benck Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Mariane Rocha Silveira Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Paulo Fernando Marques Duarte Filho Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2022.203.01

Resumo

O presente estudo tem como objetivos principais analisar e refletir sobre o ensino e a aprendizagem de espanhol de universitários brasileiros de uma instituição de ensino do interior do estado do Rio Grande do Sul, com professores em formação, em tempos de pandemia. Para tanto, em primeiro lugar, expõe-se um recorte teórico sobre as crenças no ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira sob a perspectiva dos autores Barcelos (2004, 2006) e Mukai (2014). Em seguida, trata-se do uso das tecnologias para o ensino de uma língua estrangeira, com o auxílio teórico de Moran (2007), Santaella (2013) e Pozo Municio (2020). Para a obtenção dos dados, os participantes responderam a um questionário no Google Forms, com 32 questões referentes às aulas e às metodologias utilizadas pelas professoras para o ensino de espanhol. Os resultados apontam que, embora prefiram as aulas presenciais, os alunos continuam interessados em aprender o espanhol, mesmo que de maneira on-line. Em contrapartida, reclamam de muitas tarefas para realizarem em casa, o que se torna muito cansativo e dificultoso. Ainda, verifica-se que apesar de ser uma época tecnológica, os alunos, principalmente do interior, encontram dificuldades de conexão e de equipamentos para que possam acompanhar as aulas síncronas.

Palavras-chave: Aprendizagem; Espanhol; Pandemia.

Biografia do Autor

Gisele Benck, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutora em Linguística Aplicada. Professora do Programa de Pós-graduação em Letras e do Curso de Letras da UPF.

Mariane Rocha Silveira, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Possui Mestrado em Letras - área de Leitura e Formação do Leitor (UPF), especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola (UPF); especialização em Tradução de Espanhol (Gama Filho); graduação em Letras - Língua Portuguesa e respectivas literaturas (UPF); graduação em Letras - Língua Espanhola e respectivas literaturas (UPF). Atualmente, é professora da Universidade de Passo Fundo, atuando nas disciplinas de Leitura e Produção de Textos, Língua Espanhola, Literatura em Língua Espanhola e Estágios Supervisionados. Também atua como professora de Produção Textual no Centro de Ensino Médio Integrado UPF.

Paulo Fernando Marques Duarte Filho, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutor em Engenharia Química. Professor do Curso de Engenharia de Alimentos da Unipampa.

Downloads

Publicado

2023-07-19

Como Citar

Benck, G., Rocha Silveira, M. ., & Marques Duarte Filho, P. F. (2023). Crenças e reflexões acerca da aprendizagem de Língua Espanhola por universitários brasileiros em tempos de pandemia . Calidoscópio, 20(3), 576–596. https://doi.org/10.4013/cld.2022.203.01