Atividades sinalizadoras de pesquisa em livros didáticos de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2022.203.04Resumo
Investigamos uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa para estudantes brasileiros, matriculados no Ensino Médio. Nesse sentido, identificamos e criamos uma tipologia de atividades didáticas sinalizadoras de práticas ou princípios necessários para realização de pesquisas científicas. As análises também são informadas por comentários memorialísticos de uma professora-pesquisadora sobre o trabalho pedagógico com tais atividades, conforme realizado por ela em sala de aula. Assim, este estudo foi caracterizado como uma pesquisa documental de testemunho, numa abordagem investigativa quantitativa e qualitativa, e foi situado no campo indisciplinar da Linguística Aplicada. Foram identificados quatro principais tipos de atividades sinalizadoras de pesquisa, algumas delas ignoradas pela professora-pesquisadora em situações pregressas de ensino, pois eram compreendidas como trabalhosas para realização num contexto escolar adverso. Essa postura foi alterada durante a experiência investigativa vivenciada pela referida profissional.
Palavras-chave: Educação Científica; Formação Docente; Material Didático.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.