Hasta siempre Maradona: indagações e itinerários das Análises do Discurso em ambiente digital
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2022.201.12Palavras-chave:
discurso digital, Twitter, MaradonaResumo
Neste artigo, recuperamos as propostas de conceituação da noção de prática discursiva de M. Foucault (2004) e D. Maingueneau (1997, 2005), bem como o debate a respeito das práticas tecnodiscursivas e da performance por parte da Análise Tecnocultural do Discurso, com o intuito de discutir estratégias de pesquisa em plataformas digitais, e especificamente no Twitter como cenário performativo de delimitação de polêmicas. A partir delas, formulamos proposta teórico-metodológica de aproximação a um córpus de tuítes, utilizando técnicas de extração e processamento de postagens em torno da morte de Maradona através da consideração crítica de diferentes plataformas digitais. Concluímos que as práticas tecnodiscursivas em torno de Maradona delimitam posicionamentos heterogêneos que entram em tensão: políticos, geopolíticos e antipolíticos. Maradona torna-se ícone da identidade latino-americana que é criada e recriada pelas tecnologias digitais, de forma tal que mescla o linguageiro, o técnico, o publicitário, o político e o antipolítico.
Palavras-chave: discurso digital; Twitter; Maradona.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.