O metadiscurso visual do material interposto de um dicionário em Língua Inglesa

Autores

  • Lorena Américo Ribeiro Fechine Universidade Estadual do Ceará (UECE) Av. Luciano Carneiro, 345 - Fátima Fortaleza - Ceará CEP: 60410-690 Telefone: (85) 3101-2032
  • Antônio Luciano Pontes Universidade Estadual do Ceará (UECE) Av. Luciano Carneiro, 345 - Fátima Fortaleza - Ceará CEP: 60410-690 Telefone: (85) 3101-2032

Resumo

Neste artigo, investigamos a função das cores e das imagens como elementos metadiscursivos no material interposto do IllustratedBasic Dictionary of American English (2010), pertencente à série Collins Cobuild. O estudo tem como base as categorias propostas por Kumpf (2000) para análise do metadiscurso visual e a teoria da multimodalidade de Kress e van Leeuwen (2006). Conclui-se que os recursos visuais utilizados para a elaboração do material interposto deste dicionário organizam os conteúdos, guiam o usuário, atraem sua atenção para a leitura da obra e estabelecem uma comunicação direta entre leitor e autor.

Palavras-chave: metadiscurso visual, material interposto, dicionário.

Biografia do Autor

Lorena Américo Ribeiro Fechine, Universidade Estadual do Ceará (UECE) Av. Luciano Carneiro, 345 - Fátima Fortaleza - Ceará CEP: 60410-690 Telefone: (85) 3101-2032

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará e membro do grupo de pesquisa LETENS (Lexicografia, Terrminologia e Ensino), coordenado pelo Prof. Dr. Antônio Luciano Pontes. Desenvolve pesquisa na área da Lexicografia, considerando o aspecto multimodal dos dicionários de inglês. Orientador: Prof. Dr. Antônio Luciano Pontes.

Antônio Luciano Pontes, Universidade Estadual do Ceará (UECE) Av. Luciano Carneiro, 345 - Fátima Fortaleza - Ceará CEP: 60410-690 Telefone: (85) 3101-2032

Professor adjunto de Linguística do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará. Coordenador do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS).  Participa como membro-efetivo do GT Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, da ANPOLL Atualmente tem duas pesquisas em andamento. A primeira é um trabalho na área de Geografia Linguística (Projeto Atlas Linguístico do Brasil-ALIB). A segunda diz respeito à análise de dicionários de aprendizagem. Tem organizado livros, publicado capítulos, artigos em revistas especializadas, voltados para Lexicologia, Metalexicografia Pedagógica e Terminologia. Dentre suas publicações, destaca-se o livro Glossário dos Termos da Cultura do Caju, publicado pela EMBRAPA.

Downloads

Publicado

2012-08-31

Como Citar

Fechine, L. A. R., & Pontes, A. L. (2012). O metadiscurso visual do material interposto de um dicionário em Língua Inglesa. Calidoscópio, 10(3), 294–300. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/1528