CAPACIDADES DINÂMICAS PARA ADAPTAÇÃO ORGANIZACIONAL NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM EMPRESAS DO SETOR METALÚRGICO DO VALE DO RIO DOS SINOS (RS)
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2024.213.02%20%20Palavras-chave:
Covid-19, Capacidades Dinâmicas, MicrofundamentosResumo
A pandemia da Covid-19 trouxe desafios para as empresas, fazendo com que buscassem alternativas para se manterem competitivas no mercado. Diante disso, estudos sobre capacidades dinâmicas e seus microfundamentos tornaram-se importantes buscando saber quais ações as empresas realizaram para enfrentarem uma crise. O presente trabalho teve como objetivo analisar as capacidades dinâmicas e os seus respectivos microfundamentos que auxiliaram na adaptação durante a pandemia da Covid-19 (2020-2021) em três indústrias do Vale do Rio dos Sinos (RS). Para que o objetivo do estudo fosse atendido, utilizou-se como referência as capacidades dinâmicas e os microfundamentos propostos por Teece (2007). A pesquisa classifica-se em estudo de caso múltiplo, abordagem qualitativa, coleta de dados com entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados empíricos foi feita através do software NVivo. Os resultados evidenciaram identificação das capacidades dinâmicas, as quais foram categorizadas em sensing, seizing e reconfiguring, bem como, foi possível identificar os microfundamentos que auxiliaram na adaptação empresarial durante a pandemia, como ajustes de layout e distanciamento de pessoas, utilizando medidas do governo para a manutenção do emprego ou optando por trabalho em turnos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.