As Redes de Pesquisa de Programas de Excelência de Pós-Graduação em Estratégia Empresarial
DOI:
https://doi.org/10.4013/base2022.192.01Palavras-chave:
redes sociais, stricto sensu, small wordsResumo
Esta pesquisa teve como objetivo descrever de forma longitudinal os padrões das redes sociais, na perspectiva de Small Worlds, das publicações dos programas de stricto sensu que evoluíram para níveis de excelência internacional (CAPES 6 e 7) na linha de estratégia empresarial. As universidades UFRJ, FGV/RJ, FGV/SP, UNISINOS e USP foram alvos da pesquisa. Para coleta e tabulação de dados utilizamos o software UCINET 6 e o Wordclouds. Os resultados descreveram a evolução dos programas para o nível de excelência internacional e, também, demonstraram que as redes de coautoria podem ser utilizadas como ferramenta estratégica para os programas identificarem as lacunas a serem preenchidas para evolução ao nível de excelência. O estudo contribui para a expansão da literatura de gestão de programas de stricto sensu em Administração na medida em que descreve os caminhos adotados pelas universidades em nível de publicação, citação e coautoria para atingirem níveis de excelência.
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