As Redes de Pesquisa de Programas de Excelência de Pós-Graduação em Estratégia Empresarial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/base2022.192.01

Palabras clave:

redes sociais, stricto sensu, small words

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo descrever de forma longitudinal os padrões das redes sociais, na perspectiva de Small Worlds, das publicações dos programas de stricto sensu que evoluíram para níveis de excelência internacional (CAPES 6 e 7) na linha de estratégia empresarial. As universidades UFRJ, FGV/RJ, FGV/SP, UNISINOS e USP foram alvos da pesquisa. Para coleta e tabulação de dados utilizamos o software UCINET 6 e o Wordclouds. Os resultados descreveram a evolução dos programas para o nível de excelência internacional e, também, demonstraram que as redes de coautoria podem ser utilizadas como ferramenta estratégica para os programas identificarem as lacunas a serem preenchidas para evolução ao nível de excelência. O estudo contribui para a expansão da literatura de gestão de programas de stricto sensu em Administração na medida em que descreve os caminhos adotados pelas universidades em nível de publicação, citação e coautoria para atingirem níveis de excelência.

Biografía del autor/a

Juliana Karem Fonseca Coutinho, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Possui pós-graduação latu sensu em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Atualmente trabalha como Administradora no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus São Carlos.

Márcio Luiz Marietto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Salto

Pós-Doutorado (em andamento) no Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Doutor em Administração de Empresas pela UNINOVE/SP. Mestre em Administração de Empresas pela FACCAMP/SP. Especialista em Gestão da Saúde pela UNIFESP e Graduado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior pela UNIP/Sorocaba. Docente e Pesquisador no Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Administração de Empresas e Desenvolvimento Regional e Docente substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Salto. Foi coordenador do Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) Gestão de Negócios Internacionais. É docente em cursos de MBA, especialização e graduação nas áreas de Administração de Empresas, Comércio Exterior, Negócios Internacionais, Gestão da Saúde, Gestão em Logística Empresarial, Gestão em Seguros e Reseguros, entre outros. Membro e avaliador científico do Academy of Management (AOM), European Group of Organizational Studies (EGOS), European Academy of Management (EURAM), Iberoamerican Academy of Management e International Institute of Informatics and Systemics. Avaliador em Periódicos Científicos Internacionais e Nacionais. Possui Prêmio concedido pelo Academy of Management como Melhor Avaliador da Área de Estratégia e Políticas de Negócios (2010) e os Prêmios concedidos pela ANPAD como melhor artigo do EnANPAD (2009) e melhor artigo da divisão de Administração Pública e Gestão Social (2009). Pesquisa nos temas: Estratégia como Prática (Strategy as Practice), Estratégias Empresariais, Estudos Organizacionais; Teoria Institucional; Inovação Organizacional; Capacidade Absortiva; Estruturacionismo; Ontologia e Epistemologia da Administração; Internacionalização de Empresas; Declínio Organizacional; Comércio Exterior e Indicadores Organizacionais.

Clandia Maffini Gomes, Federal University of Santa Maria

Possui formação em nível de Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1987), de Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000), de Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP com Estágio Doutoral na Bocconi University em Milão, Itália (2007) com Bolsa Capes no Brasil e no Exterior, de Pós-Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP (2011/2014 e 2018/2020) com Bolsa CNPq de Pós-Doc Júnior e Pós-Doc Sênior) e de Aperfeiçoamento na Metodologia do Estudo de Caso na Harvard University (2011-2012). Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Administração da UFSM (1999-2001), Chefe do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM (2001-2003; 2012-2014), Coordenadora Operacional do Curso de Doutorado Interinstitucional em Administração da FEA/USP (2010-2014), em convênio com a Universidade Federal de Santa Maria e a UNIPAMPA (DINTER/CAPES) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (2008-2010; 2014-2017). Atualmente é Professora Associada 3 do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM, Pesquisadora Bolsista de Produtividade Pq2- CNPq desde 2013, Consultora Ad-hoc da CAPES/MEC, Editora Chefe da Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (Qualis B1), Consultora Ad-hoc do Instituto de Pesquisas Educacionais INEP/MEC. Atua e tem em experiência na área de Administração, com ênfase em: Estratégia em Organizações, Gestão da Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Sustentável.

Publicado

2022-06-08

Número

Sección

Articles